Da primeira Apologia de São Justino, mártir, em defesa dos cristãos
(Cap. 61: PG 6, 419-422) (Sec. II)
Vamos expor de que maneira nós, renovados por Cristo, nos consagrámos a Deus.
Os que estiverem persuadidos e acreditarem no que nós ensinamos e proclamamos, e prometerem viver em conformidade com essas verdades, exortamo-los a pedir a Deus o perdão dos pecados, com orações e jejuns, e também nós oramos e jejuamos em plena solidariedade com eles.
Depois conduzimo-los ao lugar onde se encontra água, e aí são regenerados tal como nós o fomos, isto é, recebem o Baptismo da água em nome do Criador e Senhor Deus de todas as coisas, do nosso Salvador Jesus Cristo e do Espírito Santo.
Jesus Cristo disse de facto: Se não nascerdes de novo, não entrareis no reino dos Céus. Não se trata, evidentemente, de voltar a entrar no seio materno.
Foi dito também pelo profeta Isaías como podem evitar os pecados aqueles que os cometeram e fazem penitência. São estas as suas palavras: Lavai-vos, purifi cai-vos; tirai a malícia das vossas almas e aprendei a praticar o bem, fazei justiça ao órfão e defendei a causa da viúva. Vinde então para dialogarmos, diz o Senhor. Ainda que os vossos pecados sejam como o escarlate, Eu os tornarei brancos como a lã; e se forem vermelhos como a púrpura, Eu os tornarei brancos como a neve. Mas se não Me ouvirdes, sereis devorados pela espada. Assim falou a boca do Senhor.
Esta maneira de agir recebemo-la dos Apóstolos. No nosso primeiro nascimento, fomos gerados, sem disso termos consciência, por um instinto natural na mútua união dos nossos pais. Mas para termos também um nascimento que não seja fruto da simples natureza e da ignorância, mas sim de uma escolha consciente, e obtermos pela água o perdão dos pecados cometidos, sobre o que desejar ser regenerado e fizer penitência dos pecados é pronunciado o nome do Criador e Senhor Deus de todas as coisas, nome que é somente invocado sobre aquele que é conduzido à água do Baptismo.
A esse Baptismo dá-se o nome de iluminação, porque os iniciados nesta doutrina ficam iluminados na sua inteligência. Mas a purificação daquele que é iluminado, faz-se também em nome de Jesus Cristo, crucificado sob Pôncio Pilatos, e em nome do Espírito Santo que, pelos Profetas, predisse tudo o que dizia respeito a Jesus.